quarta-feira, 29 de julho de 2015

"Tu" ou "Você"?!

Olá,

Hoje venho aqui partilhar um tema bastante polémico devido ao facto de existirem várias opiniões entre a população. À conversa com umas amigas da minha mãe surgiu-me a questão de preferirem que as tratasse por "tu" ou por "você" claro que quando digo "tu" não chamo de "tu" chamo pelo nome da pessoa em questão. O "tu" e o "você" são usados em diferentes casos e são-se distinguidos desde tenra idade. Se há pais que ensinam os filhos a tratarem todos os adultos por "você", também os há que ensinam que há uns que se devem tratar por "tu" e outros por "você", sendo que os que não ensinam e que as crianças à medida que vão crescendo vão aprendendo também existem.

Eu sou a favor do tratamento a pessoas com pouca confiança o uso do "você" (a senhora, o senhor, a dona, a professora, o doutor) como medida de distinção do que não conheço e não tenho confiança. Enquanto que o "tu" uso-o para todas as pessoas que tenho confiança, carinho, proximidade e amizade, sejam amigos de pais ou até avós. Nunca fui mal interpretada por isso nem nunca me exigiu que lhe tratasse por "você" e atenção que vários são engenheiros, professores, doutores, etc. É tudo uma questão de proximidade e amizade do que propriamente não ter respeito pelos mais velhos. Aliás, normalmente quando trato por "você" no caso dos meus avós, é simplesmente por "chiqueza" e brincadeira, sempre tive bastante proximidade com eles e acho-os super jovens e atuais para a idade que já contam! A minha avó materna faz 80 anos no próximo dia 8! 

Contudo, acho que há quem goste de ensinar aos filhos o "você" não por quererem a distância que há uns anos atrás existia (relembremos os tempos de ditadura) das pessoas que lhes são próximas, mas por mera diferença dos demais e uma certa "etiqueta". Acho que não há mais ou menos respeito por alguém quer use o "você" ou o "tu".

E a vossa opinião qual é?




Mais em: FacebookInstagram e Pinterest

3 comentários:

  1. Eu sempre tratei os meus pais por "tu" e nem sequer penso em tratar por "você", porque nem sequer consigo! Já os meus avós trato com alguma formalidade lor mero respeito. Mas a verdade é que é um assunto muito polémico! Gostei muito do post... Beijinhos <3

    http://ajoaninhamb.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Eu sempre tratei toda a gente por você, excepto amigos/as, amigos dos meus pais, avos, tios, pais de amigos trato por tio e tia e assim ensino tmb o meu filho mas é por questão de habito ;)

    ResponderEliminar